sábado, 6 de dezembro de 2014

Leituras Escolares até Agora...

O Sermão de Santo António aos Peixes

Nº de páginas: 64
Autor: Padre António Vieira
Sinopse: Pregado na cidade de S. Luís do Maranhão no ano de 1654, o Sermão de Santo António (aos Peixes) é, provavelmente, o mais conhecido Sermão de Padre António Vieira. 















MyOpinion: Como estou no 11º, fui obrigado, assim como todos os outros, a ler este sermão. Nunca fui adepto da literatura portuguesa por a achar maçadora, e o facto de ser leitura obrigatória leva a que tudo seja mais aborrecido e chato. Quem é que gosta de ser obrigado? Ninguém! 
Contudo após o ler, apesar de não me cativar a ler literatura portuguesa, o sermão tem uma certa piada e a realidade expressa no seu conteúdo é bastante vivida no presente.
E quando os homens não o ouvem, o que fez Padre António Viera? Tal como Santo António, o Padre mudou o público e o auditório, e começou a pregar aos peixes.



Mensagem de Fernando Pessoa

Nº de páginas: 148
Autor: Fernando Pessoa
Sinopse: A Mensagem, obra maior da poesia contemporânea, é um dos textos essenciais da cultura portuguesa. Esta edição de uma das mais famosas criações de Fernando Pessoa analisa detalhadamente cada poema, desvenda as palavras do poeta e clarifica a informação histórica que lhe está subjacente.
Elaborada de forma a possibilitar uma leitura acessível, quer ao aluno do ensino secundário, quer ao leitor mais íntimo da obra pessoana, esta é uma obra obrigatória para se conhecer de forma mais profunda e rigorosa o maior poeta do século XX e um dos textos fundamentais da cultura portuguesa.




MyOpinion: Nunca apreciei poesia, mas algo nos poemas de Fernando Pessoa cativou-me. É muito bom, mas muito fora do meu tipo usual de leituras. 

Sem comentários:

Enviar um comentário